sábado, 13 de dezembro de 2008

Canal Benfica. Não cede a ninguém


Houve mosquitos por cordas no que respeita à transmissão do jogo de basquete entre o Benfica e a Ovarense, disputado na Luz. Sport TV e Fed. de Basquetebol opunham-se. À hora que escrevo, não sei se o Canal Benfica transmitiu, pois só em Janeiro a Cabovisão passa a transmitir o nosso Canal e como tenho contrato com eles, vou mantê-lo.
"Claro que vamos transmitir o jogo", afirmou ao Expresso João Gabriel, director de Comunicação, referindo que o encontro será também transmitido em simultâneo na Sport TV. "O Benfica não exige exclusividade, mas também não aceita que a Federação reclame exclusividade quando são os clubes que investem na formação, pagam aos jogadores e arcam com todoas as despesas da competição", disse ainda João Gabriel.
Da direcção garantem que, ainda no defeso, a possibilidade do Benfica vir a transmitir jogos nos seu próprio canal foi comunicada à Federação de Basquetebol.

Voltando ao jogo. O glorioso venceu 89-73 e continua a comandar a Liga, sem derrotas, mostrando grande ascendente sobre o seu adversário de hoje.
Não sei se por "azia" se por "emanações" das chefias da Sport TV, os comentadores falavam de forma quase inaudível e os seus comentários só subiam de tom quando a Ovarense baixava a diferença do resultado para menos de 20 pontos. Um facto que mais justifica a existência do cal Benfica.
Tambem o epísódio do corte ao acesso de jornalistas da Lusa, às instalações do nosso clube, só foi resolvido quando o responsavel daquela agencia noticiosa, seu Director de Informação, Luís Miguel Viana, deu garantias de imparcialidade, isenção e objectividade no tratamento noticioso em relação ao Sport Lisboa e Benfica.
Não há dúvida que há um grande trabalho a desenvolver na área da Comunicação Social, pois chega a ser confrangedor ouvir certos comentaristas e relatores quando falam do Benfica. São de todos os clubes contra o Benfica. E só quando as coisas entram mesmo pelos olhos dentro é que reconhecem a realidade. E mesmo assim ....??????

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Canal Benfica: uma iniciativa a apoiar. + Adiamento estranho


O canal Benfica está a provocar muitos engulhos, ao sistema instalado de transmissão e comentários dos jogos de futebol e outras modalidades em que o clube participa. Trata-se de um investimento/iniciativa que vai proporcionar bons dividendos, e colocar na devida "ordem" a questão das verbas controladas que o clube recebe das entidades envolvidas na concessão dos direitos de transmissão TV. Verbas muito áquem da grandeza, das assistencias que o Benfica proporciona.
Exemplar é o caso do próximo jogo com o Leixões, a FPF e a SportTV estipularam o pagamento de uma verba que não atinge os 62 mil euros, não obstante ser um jogo entre o primeiro e o segundo classificado da Liga, mas para a Taça de Portugal e estar a despertar um interesse desusado. Porquê então tão pouco dinheiro, para tão importante jogo? Para dar um ideia, o Leixões que tambem reclamou, vai receber menos por este jogo que o que recebeu do jogo com o Naval.
Canal Benfica é mais uma estrutura para engrandecer o Glorioso e que é preciso apoiar. Não podemos andar a contribuir para que os nossos adversários fortaleçam os seus cofres.
O jogo Estrela x FC Porto parece que vai ser de novo adiado.
A acreditar nas notícias, os jogadores fizeram um pré-aviso de greve, a coincidir com a realização do encontro adiado. Na altura, chegou a falar-se que a mudança teria sido pedida pelos portistas, por causa do calendário sobrecarregado naquele momento. António Oliveira desmentiu tudo isto e fez questão de sublinhar que foram os tricolores a pedir. “O encontro foi adiado a nosso pedido, por interesse do E.Amadora.” A data inicialmente prevista para a realização da partida, referente à 9.ª jornada, era 23 de Novembro.
O presidente do Estrela não explicou qual o interesse do Estrela e/ou os jornais omitiram a explicação. O que não deixa de ser estranho. Aguarda-se o desenlace.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Estamos em primeiro e o "caso" Quim

Depois da vitória sobre o Marítimo, na Madeira, o Benfica ascendeu ao primeiro lugar da Liga de futebol. A derrota do Leixões, em Guimarães, confirmou a ascensão. Numa Liga desde formato, onde todos os clubes jogam contra todos, em duas mãos, ninguém perde ou ganha para fazer favores a terceiros, considerando que há lealdade competitiva entre equipas quando se confrontam. A derrota, a vitória e o empate são resultados que podem acontecer num ou qualquer jogo.
Mas o que se leu e ouviu nos chamados órgãos de comunicação social?
Com mais ou menos “nuances” a frase: Guimarães favorece Benfica, dominava o acontecimento desportivo nos jornais.
Ainda estou para entender qual o interesse em deturpar a razão do primeiro lugar do Benfica. Sob este ponto de vista, também o V. Setúbal favoreceu a aproximação do Porto ao Benfica e o E. Amadora idem do Sporting aos encarnados. Melhor, em todos os jogos haveriam equipas a beneficiar ou prejudicar outras, e não a disputarem o resultado.
Tanto o mérito da vitória do Benfica, como o do V. Guimarães, não sofreram beliscadura. No entanto, a frase escolhida (Guimarães favorece Benfica) encerra qualquer coisa de suspeito e insinuador que não se coaduna com o que aconteceu e tem acontecido nos relvados.
O Benfica está por mérito próprio no primeiro lugar, como resultado do desempenho da sua equipa e não por ser favorecida por esta ou aquela equipa.
Mais rigor, na escolha de títulos ou manchetes, menos dislates para provocar polémicas desnecessárias e geradoras de confusões, seria um favor, diria mesmo obrigação, que jornalistas e comentadores prestariam aos adeptos de futebol. Dispam a camisola, quando em serviço.

Quim e a sua substuição, foi tema nos jornais. A intenção foi notória, provocar mal-estar entre a equipa. Onde e quando um guarda-redes não pode ser substuido pelo treinador, por má forma ou razões disciplinares.?
Quique chegou ao ponto de ser acusado de querer fazer de Quim o bode-expiatório para o “mau momento” da equipa, especialmente pelo empate com o Setúbal. Os 1-5 na Grécia, seriam facilmente cobertos caso se vencesse o Setúbal, como todos aguardavam. Sucedeu o imprevisto, num jogo que até foi dominado e se poderia ter saído dele com uma vitória folgada, deixámo-nos empatar, sem saber ler nem escrever. Um mau dia.
Para certos jornais e seus escribas foi um maná. A especulação à volta de Quim, até ao ponto de considerarem que uma sua eventual substituição era a machadada final da sua carreira, foi notória.
Também a forma como todo o staff de comunicação benfiquista actuou, merece o maior aplauso, deu as explicações precisas, impedindo assim o avolumar e agravar do caso. Um caso ficou por resolver, o do director do jornal "o Benfica". Triste e incompreensivel para um homem da comunicação, ao serviço do clube.
Como disse Quique, o Benfica tem três guarda-redes e qualquer deles apto a jogar quando ele decidir. Tal como faz relativamente a todo plantel. Esta é que é a questão central.